Essa semana fizemos uma aula diferente. Levei os alunos da Casa Locomotiva ao Parque da Água Branca para colocarmos em prática as regras de composição que vimos em aulas anteriores.
Copiar de uma referência fotográfica limita muito nossa possibilidade de escolha da composição, pois alguém (o fotógrafo) já fez isso quando escolheu o ângulo da fotografia.
Quando temos um parque inteiro de possibilidades, com uma extensa vista de 360°, as possibilidades aumentam muito e os desafios também. Onde, na página, colocar os elementos da cena? Que tamanho dar a eles? E os elementos secundários que podem servir de âncoras e fazer o olho do observador passear pela cena? Como explorá-los?
Esse foi o exercício que propus aos alunos.
Criar tantos estudos quanto pudessem, imaginando a folha (vertical ou horizontal) e a melhor distribuição dos elementos e dos valores tonais.
Fiquei muito feliz com os resultados.
Foi uma aula divertida, aproveitamos uma linda manhã de sábado no parque e ainda saímos com um bom treino de composição para os próximos trabalhos.
Me conta aqui embaixo se vc também tem dificuldades para escolher o que desenhar e se tem alguma preferência de composição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!
Send via WhatsApp