Nos próximos dias, de 09 a 12 de outubro, acontecerá o Simpósio Internacional de Urban Sketchers em Buenos Aires. E eu vou estar lá!
Aí surge aquela dúvida clássica: quais materiais levar? Afinal, é um simpósio internacional, estarão presentes grandes artistas e a gente quer fazer bonito, né?
Mas qual a diferença entre um desenho de scketch e a pintura em plein air? Para mim, plein air é uma saída dedicada exclusivamente ao desenho e à pintura. Levamos cavalete, apetrechos vários, sentamos, observamos e pintamos por algumas horas. Depois, recolhemos tudo e voltamos pra casa.
Já o sketch tem um caráter mais dinâmico e espontâneo. É um registro de viagem, uma lembrança do momento. Não à toa geralmente usamos cadernos, para que os registros fiquem todos juntos, na ordem dos acontecimentos. Estamos numa viagem, a gente não vai só para desenhar, a gente quer curtir a cidade, passear, conhecer… Não dá pra gastar todo o tempo nos sketches…
Meu conselho, depois de anos de prática: seja econômico no material.
Não adianta levar um caderno gigante, uma paleta com 30 cores, um estojo com dezenas de pincéis, mais lápis de cor, marcadores, canetas variadas, um cavalete e por aí afora… Vai ficar muito pesado pra carregar, e acredite, você não vai usar nem metade dessas coisas.
Surpreendentemente, a gente consegue criar coisas mais bacanas quando temos materiais limitados, pois precisamos ser mais concisos e criativos. Lembra do post da caneta azul de alguns dias atrás?
Para viagens, gosto de pensar leve: um caderno médio (A5 ou A6, que pode ser usado em folha dupla), um lápis de esboço, uma paleta compacta de cores básicas, um pincel com reservatório de água (waterbrush) e uma caneta à prova d’água.
Em saídas exclusivas para desenhar, como os encontros de urban sketchers, me permito levar algo um pouco mais completo: uma paleta maior, alguns pincéis extras, um pequeno pote de água, além de alguns lápis e canetas. Mas sempre me atento ao peso e ao volume, para que seja fácil de carregar depois. Ah, e nesse caso eu não dispenso um banquinho ou uma cadeira pra colocar numa área de sombra e desenhar tranquila.
O que vou levar nessa viagem:
Para os dias de viagem que antecedem o encontro, enquanto passeio pela cidade.
Para os dias do Simpósio.
E você, o que costuma levar para desenhar?
Já passou perrengue carregando material pesado?
Me conta aí nos comentários!