Se você é como eu, não resiste a um novo material de arte. Tenho mais de 50 cores de aquarela de diversas marcas, e, sempre que visito uma loja de materiais, encontro aquela cor que ainda não tinha (e claro, agora não posso mais viver sem ela… kkk).
No entanto, é consenso entre os artistas que uma boa pintura não precisa de muitas cores, geralmente 5 ou 6 são suficientes, junto com suas combinações. Isso evita o excesso de informação e permite que as áreas da pintura se conectem melhor, criando harmonia na cena retratada.
Então, por que tantas cores? Para que eu possa ter a liberdade de escolher as 5 mais adequadas para cada trabalho. Algumas cenas são mais noturnas e nostálgicas, outras vibrantes e alegres, e, para cada caso, seleciono as cores que melhor se adequam ao tema.
Como gosto de desenhar em viagens e encontros ao ar livre, acabei criando paletas específicas para cada situação. Tenho uma paleta básica, maior, que uso em casa e nas aulas, e outras menores que levo comigo em passeios. Cada uma tem suas particularidades: algumas com tintas que granulam, outras com preferências por azuis e verdes, ou focadas nas cores primárias.
Para não me perder com tantas opções, especialmente porque as cores escuras são difíceis de diferenciar quando secas, faço pequenos charts com as cores de cada paleta e os levo comigo. Assim, até decorar a posição de cada uma, sei exatamente o que tenho à disposição.
E você, também tem mais de uma paleta de aquarela? Como organiza suas cores? Comenta aqui embaixo! Vou adorar conhecer novas formas de organização.

Respostas de 2

    1. Dá trabalho mesmo, Mario. Mas pense em ao menos dividir a paleta em cores quentes e cores frias. Isso ajuda na hora de pintar e previne que a paleta fique muito suja, já que as cores próximas são análogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!
Send via WhatsApp